[batrep] Warhammer 40k 8th - Nercrons vs Ynnari (100PL)

Desta vez tive a oportunidade de enfrentar um belíssimo exército de Ynnari pintado pelo prórpio Bruno. Fazia muito tempo que ele não colocava essas peças na mesa e foi muito bacana poder recriar uma batalha entre exércitos de uma das rivalidades mais antigas do universo 40k.

Mais bacana ainda pois as bases dos meus Necrons são modeladas sendo um antigo mundo Exodite Eldar devastado por uma tempestade de areia artificial criada pela dinastia Dahkma. Toda a minha mesa de jogo aqui em casa é  feita para bater com esse tema.

Eis que os Ynnari encontraram um mapa que revela alguns mundos Exodite e fizeram a jornada até o planeta perdido, apenas para descobrir que seus irmãos já estavam mortos a muitos séculos...

Lista Necron

  • Overlord com Warscythe
  • Cryptek
  • 20 Warriors
  • 10 Immortals com Tesla Carbines
  • 5 Immortals com Gauss Blasters
  • 1 Triarch Stalker com Twin Gauss Cannon
  • 4 Destroyers e 1 Heavy Destroyer
  • Destroyer Lord com Warscythe
  • 6 Tomb Blades com Tesla Carbines
  • C'tan Shard of Nightbringer
  • Dois grupos de 6 Canoptek Scarabs

Lista Eldar

  • Wraithknight
  • Dois Vipers Harlequins (?)
  • Um veículo Harlequin com uma Troupe de 5 (?)
  • Dois Falcons, um com Dire Avengers e Exarch o outro com Fire Dragons
  • 10 Guardians com uma Missile Platform
  • Um jato (não sei o nome) com mísseis e Brightlances

A missão: Open War

Eu curti muito o baralho de Open War que o Bruno havia trazido: Nele compramos uma carta aleatória que diria a missão, deploy e regras especiais a serem usadas. Ele inclusive traz regras para jogar com listas desbalanceadas, dando vantagens para quem tem menos pontos e até mesmo dando um objetivo secreto para "roubar a vitória" caso um jogador tenha uma força demasiadamente inferior ao outro. Vale a pena conferir e eu estou empolgado para jogar mais com ele!

A nossa missão acabou sendo a seguinte: O deploy seria decidido por um de nós, com alguém colocando as peças nas bordas da mesa e o outro jogador numa faixa ao centro. Haviam três objetivos: um no centro da mesa e outro colocado por cada jogador em seu deploy. A cada rodada os jogaores marcavam um ponto por objetivo e, na 5ª e última rodada, três pontos por objetivo.

O campo de batalha e o deploy



A batalha seria travada nas vastas imensidões do deserto, à sombra de dois poderosos Pylons Necron que bombardeavam as naves Eldar que estavam em órbita. A missão era simples: Os Harlequins iriam desativar as máquinas de guerra com o suporte do poderoso Wraithknight e dos tanques Eldar.


Os Necrons fizeram seu deploy primeiro, pois isso garantia terem o primeiro turno de tiro. Posivionaram toda a sua infantaria e o Triarch Stalker no flanco inferior esquerdo, ao passo que o esquadrão de Tomb Blades, o C'tan e as Scarabs ficaram no centro do flanco direito, escondidas atrás de uma colina para se prevenir contra um eventual roubo da iniciativa.


Os Eldars então se posicionaram atrás da grande colina no centro, praticamente negando o fogo do flanco esquerdo Necron, mas ficando distante do objetivo central.

Primeiro turno


As Scarabs e o Nightbringer avançaram com tudo para cima dos transportes Eldar numa tentativa de impedir que conseguissem se aproximar do centro da mesa. Apesar de seus ataques não terem muto sucesso (Nightbringer entrou com três ataques, tirando 1, 2 e 3 para o dano num d6!) eles pelo menos deixaram os Eldar muito apreensivos com a proximidade de tanto poder.


Apesar de não ter causado tanto dano quanto poderia, o plano deu certo e os Eldar se reposicionaram para destruir o C'tan e sua escolta de Scarabs, também dedicando certo poder de fogo contra as Tomb Blades que se aproximavam pela colina.

Primeiro turno foi empate com os dois lados marcando apenas um ponto, mas os Ynnari conseguiram eliminar a ameaça do C'tan, mas às custas de um mal reposicionamento e dedicação de todo o seu poder de fogo.

Segundo turno


Os scarabs restantes e toda a formação de infantaria Necron avançaram para o centro da mesa: Se conseguíssem cercar o objetivo central o jogo estaria ganho! Porém, isso ainda não seria possível logo no segundo turno... As Tomb Blades sobreviventes se esconderam atrás da colina para se generar enquanto apenas cinco Immortals ficaram para trás para manter o objetivo na colina.


Dos dire avengers que haviam desembarcado para eliminar os Scarabs que protegiam o C'tan apenas um Exarch havia sobrevivido. Cercado pelos corpos de seus antigos companheiros ele se jogou corajosamente contra os Scarabs que cercavam o objetivo central.

Seu sacrifício fora em vão, os besouros metálicos eram muitos e rapidamente desmembraram o guerreiro de maneira eficiente, sem emoção e sem cerimônia, seguindo seus protocolos de eliminação e reorganização à risca.

O segundo turno foi onde os Necrons marcaram a primeira vantagem, fazendo 2 para o único ponto Eldar e trazendo a pontuação para 3x2.

Terceiro turno

No terceiro turno os Necrons conseguiram finalmente trazer suas infantarias para o alcance ótimo de suas armas e começaram as rajadas de tiro contra os infortunosos Guardians que seguravam o único objetivo Eldar.


Os Eldar no entando trouxeram um de seus Falcons por cima da colina central, ameaçando o objetivo da colina no Deploy Necron, além de terem finalmente limpado os Scarabs da mesa. Muito poder de fogo também foi dedicado à tropa de 10 immortals no centro do mapa, que fora reduzida à um único membro sobrevivente.

Mais um turno de vantagem Necron, novamente fazendo 2 para o único ponto Eldar e trazendo a pontuação para 5x3.

Quarto Turno

O destroyer Lord Nassayan se encarregou de tentar ameaçar o Falcon que flanqueava as forças Necron, ferindo o veículo e diminuindo sua precisão e movimento. No centro, vários Immortals voltaram pelos protocolos de reanimação, para o desespero dos Eldar que viam os alvos abatidos voltando à ativa após cada saraivada de tiros, em uma onda sem fim que dominava o centro do campo de batalha e protegia as máquinas de guerra Necron.


Mais um turno de vantagem Necron, marcando desta vez dois pontos para nenhum dos Eldar e trazendo a pontuação para 7x3. Porém, cada objetivo valeria 3 pontos de vitória na última rodada.

Quinto e último turno



Após uma rápida análise da mesa o Bruno concedeu a partida, após uma breve discussão ficou claro que os Necrons pontuariam garantidamente 6 novos pontos nessa rodada, solidificando sua posição e impedindo uma vitória Ynnari.

Agora os Ynnari estão presos no planeta e sem o suporte de suas naves orbitais. A próxima batalha promete ser decisiva para os sobreviventes em fuga!

Conclusões

  • MvP Necron: 10x Immortals com suporte Crypek. Nunca ceda espaço para infantaria Necron. Com suporte de um Cryptek (que dá um invulnerável de 5+) Immortals são extremamente difíceis de eliminar. Claro que isso contou com o gasto de 2CP para passar automático na moral uma vez e mais um último CP gasto para re-rolar um save de armadura do último modelo vivo. Os Immortals engoliram o fogo do exército inimigo por duas ou três rodadas sendo eliminados apenas na última, quando os Warriors tomaram seu lugar e já era tarde demais.
  • Momento memorável: A total falha do Destroyer Lord em lidar com o Falcon Eldar. Na sétima edição a Warscythe era temível contra veículos, mas contra os Falcon ela é praticamente inútil: Eles possuem um escudo que reduz qualquer dano em 1, reduzindo pela metade a ameaça da arma, além de mesmo com cinco ataques pelo Warlord Trait o dano potencial de uma carga de Warscythe contra veículos não é mais o mesmo. Nassayan anotou isso em seus engramas de memória e vai pensar duas vezes antes de avançar sozinho contra veículos novamente.




Comments