[hobby] Agitador de tinta


Será que eu consigo salvar esse pote de tinta?


Adquiri o agitador de esmalte acima para misturar tintas e mantê-las saudáveis. Comprei ele no Ali Express.

Meus objetivos eram:
  • Algo simples de usar.
  • Algo que não desperdiçasse tinta (como usar um misturador tradicional)
Fiquei bem satisfeito, ele mistura a tinta muito bem e é bem ágil de usar, deixo o pote ali uns 20 segundos antes de usar e a tinta fica uma beleza. Meus potes todos possuem esferas de aço dentro, o que ajuda ainda mais.

Quis fazer o teste com um pote de tinta de uns 15 anos...





Adicionei uma esfera de aço, duas gotas de Thinner e uma boa dose de água. Misturei um pouco com um misturador de aço para descolar os flocos de pigmento das paredes e iniciar a reação.

Depois disso eu deixei o pote no misturador por 30 minutos, virando e deixando por mais 30 minutos.




Apesar de ainda haverem pedaços de tinta no pote, o resultado foi impressionante. Não sei a vida útil do aparelho, mas se deixasse mais 1 hora nele acredito que teria dissolvido o resto todo da tinta. Como o principal objetivo dele não é restaurar tintas secas, mas sim evitar que as minhas tintas atuais sofram com o tempo, estou bem satisfeito.