[batrep] Warhammer 40k 8th - Necrons vs Death Guard (1500pts)

Comecei mais uma mini-campanha do livro base contra os Death Guard/Nurgle Demons do Paulo.


Regras são simples: Três batalhas seguindo a árvore abaixo, indo de 1500 a 2500 pontos na última batalha.


A primeira missão, Patrol, é bem interessante porque força você a dividir suas forças e cria vários momentos dinâmicos onde o foco fica dividido.

1º turno

Ganhei a iniciativa mas estava tudo muito longe. Meu Tesseract Ark não fez muito dano contra o Leviathan Dread. No turno da death guard o Dread atirou duas vezes graças a um estratagema de Death Guard e conseguiu abater o Tesserack Ark, que deveria ser minha artilharia pesada, logo no início.

2º turno

Eu usei um estratagema da missão para trazer meus scarabs por trás, na esperança de para o dread, mas eles estavam muito distantes ainda e, na rodada que chegam, as unidades não andam. Os Deathmarks desceram e chegaram o Overlord e Tomb Blades, tudo atirando no Dread, mas mesmo assim, ele não perdeu muita eficiência.


No turno Death Guard o Dread erradicou a unidade de Deathmarks e vários space marines entraram na mesa. Typhus e seus poxwalkers avançaram mais para o centro.

3º turno

Com a perda dos Deathmarks e da tesseract ark, todo o exército atirou no dread, menos os Immortals de Tesla. Mas com toughness 8 ele é bem dificil de descer, e ficou com 2 wounds, o que ao menos deixou sua BS4. Mesmo assim, com suas armas de alto poder de disparo e duas ativações no tiro (pelo estratagema) ele ainda seria um problema. Para dar suporte aos Scarabs, uma unidade de Warriors entra no mesmo flanco.


Os Deathguard avançam novamente e, entre poderes psícicos e os tiros do Dread, removeram a unidade de Tom Blades da mesa. Um demon Prince e um par de Blight Drones entram na mesa neste momento. Tendo perdido toda a sua escolta de Poxwalkers Typhus parte pra cima do Overlord na Catacomb Command Barge, quase matando-o e tomando muito pouco dano em retorno.



4º Turno

Com a perda de uma grande porção de fogo, os Necrons precisam de um milagre. O Overlord da catacomb command barge recua e todas as unidades atiram no Typhus, eliminando-o. O dread, porém, fora do alcance, será um problema.


No turno Death guard o Foul Blightspawn entra em jogo e seu poderoso flamer detona os scarabs. O Demon prince e o blight drone dão conta dos warriors e o Dread, com suporte do segundo Drone, vão erradicando os Immortals.



Fim de jogo

Com muito pouca presença na mesa, fica claro que os Necrons serão derrotados. O Overlord faz um último ataque contra o Dread, finalmente destruindo-o, e o jogo é concedido.

Vitória Death Guard
9 x 3


Momento memorável

A luta no centro da mesa, do Typhus contra o Overlord, foi o momento alto do jogo, com o Overlord Necron fazendo um verdadeiro paredão de fuzilamento pra eliminar o maldito inimigo.

MvP

Com certeza o Leviathan Dread, que mesmo com BS4, graças ao estratagema, tem um poder de fogo formidável. Não é algo pra se deixar livre ali, no centro da mesa.

Aprendizados

Missão: Essa missão é muito diferente. Ela muda muito a maneira de pensar. O primeiro turno não é tão importante por conta de não haver peças para atirar, nem alcançe (o deploy é bem distante). A medida que as unidades chegam, elas estão bem longe da briga pois tem que entrar a 6'' da beirada da mesa no fim da fase de movimento, ou seja, só vão andar na próxima rodada.

Foi um grande erro eu ter começado com o Tesseract Ark na mesa. Eu devia ter iniciado com os scarabs e trazido o veículo pela lateral como reserva, assim ele teria sobrevivido e chegado na hora certa.

Necrons: Infelizmente essa missão mostra o defeito fatal na mecânica de Reanimation Protocol: Um oponente que saiba o que está fazendo consegue, facilmente, saber eliminar uma unidade chave. Assim, concentrando o poder de fogo e erradicando uma unidade da mesa, ele nega totalmente o efeito da regra, ou seja, os pontos extras que foram pagos ali não tiveram impacto nenhum na partida. É engraçado porque, se um único modelo sobrevivesse, daí sim haveria valido algum sacrifício (especialmente se a unidade consegue escapar e recuperar-se ao longo do jogo). Mas isso cria uma situação onde ou a regra foi extremamente danosa ao oponente (quando o jogador necron recupera uma unidade inteira ao longo da partida) ou é extremamente danosa ao jogador Necron (que pagou caro por uma regra que não faz efeito nenhum). Esse tipo de interação extremamente tudo-ou-nada não é ideal, na minha opinião, e essa regra deveria ser revista pela GW.

Próxima missão

A próxima missão será a missão Rescue, com 2000 pontos.

Nela, um grupo de infiltradores Necron tenta encontrar um Cryptek que voltou ao campo de batalha para recolher a Phylactery do Overlord abatido, mas assim que ele for encontrado, o alarme é ativado e as forças Death Guard vem com a missão de assassinar o Cryptek.